Segunda-feira, 25 de Setembro de 2023, 11h:29 - A | A

Sustentabilidade

Fomentas apoia projeto que transforma rejeitos em tijolos, vasos e outros

A ideia é ir cada vez mais longe, inclusive com a construção de casas populares na região de Poconé

Da Redação

Compromissada com a sustentabilidade, a Fomentas Mining Company abraçou a jornada da GBJL Construdecor, que transforma rejeitos da mineração em uma variedade de produtos, desde taipa de pilão, paredes de pau-a-pique, revestimentos, vasos de plantas, tijolos, esculturas e até mesmo tintas utilizadas para decorar paredes, telas e vasos.

Além da doação dos rejeitos para a produção dos materiais, o grupo Fomentas financia a realização de testes físicos e químicos, transporte e ainda a participação em feiras como a do Sebrae e eventos como o realizado na última semana em Poconé (Duelo Rei do Ouro).

Tudo começou após os idealizadores da jornada, Gilbert Carlos da Silva Bispo e Jéssica Lamel Lewandonwski, por meio de determinação e pesquisa descobrirem que o rejeito da mineração poderia ser uma alternativa viável, incialmente para produção de tijolos modulares.

Num primeiro momento, o material era adquirido em Minas Gerais. Ante ao custo elevado, a ideia foi buscar uma solução caseira, ou seja, as mineradoras da baixada cuiabana, cujo projeto foi bem recebido e abraçado pela Fomentas Mining Company.

“Sempre guiados pelo nosso compromisso com a sustentabilidade e o natural, começamos a bater à porta das mineradoras na Baixada Cuiabana. Recebemos vários “nãos”, como era de se esperar, mas também recebemos um “sim” decisivo de seu Valdinei, da Fomentas Mining Company. Esse apoio e investimento foram fundamentais para o nosso projeto e provaram ser um divisor de águas”, destaca Jéssica.

Após sucesso na utilização dos rejeitos na produção de tijolos modulares, veio a criação de novos produtos.

A ideia é ir cada vez mais longe, inclusive com a construção de casas populares para pessoas de baixa renda na região de Poconé, também em parceria com a Fomentas.

“A Fomentas apoia iniciativas ESG, por meio do financiamento de pesquisas, abrindo as portas das nossas mineradoras para troca de conhecimento com o corpo de profissionais. Além disso incentiva empresas locais, como a GBJL Construdecor, a fortalecerem negócios sustentáveis, criando oportunidades de emprego e renda, ao mesmo tempo que impulsionam a economia circular na região”, enfatiza o CEO do grupo, Valdinei Mauro de Souza.

Hoje, a GBJL Construdecor se destaca no mercado da bioconstrução e decorações, oferecendo produtos desejáveis e sustentáveis.      

icon facebook icon instagram

(65) 3345-1469

PRAÇA BEM RONDON, 275

78.175-000 Poconé /MT

FomentasMiningCompany@gmail.com