O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Governo de Mato Grosso avançam nas tratativas para consolidar cooperação técnica voltada ao fortalecimento do conhecimento geológico do estado. O tema foi discutido durante reunião entre o diretor-presidente do SGB, Vilmar Medeiros Simões, o secretário adjunto de Mineração de Mato Grosso, Paulo dos Santos Leite, e os assessores da presidência do SGB Gledson Brito e Rodrigo Adorno.
Na ocasião, as instituições destacaram o interesse em aprofundar a parceria, especialmente para realizar levantamentos geológicos e aerogeofísicos. O objetivo é ampliar o conhecimento do território mato-grossense e criar um ambiente mais favorável à atração de investimentos no setor mineral, impulsionando geração de empregos e renda para a população.
O diretor-presidente do SGB ressaltou a importância de consolidar uma cooperação com o estado: “A ideia é avançar em uma parceria sustentável e técnica, capaz de promover o conhecimento geológico em benefício da sociedade e apoiar o desenvolvimento do estado”, afirmou Simões.
Para o secretário adjunto Paulo dos Santos Leite, o SGB é um parceiro estratégico do estado de Mato Grosso para os futuros estudos geológicos a serem desenvolvidos. Ele demonstrou otimismo com os desdobramentos das conversas e agradeceu ao diretor-presidente Vilmar Simões pela disponibilidade e receptividade.
Como próximos passos, as equipes técnicas do SGB e do Governo de Mato Grosso irão avançar na consolidação de instrumento formal de parceria, que viabilize a execução de projetos e amplie a atuação conjunta. Foi agendada uma visita técnica do SGB à Secretaria de Mineração estadual em Cuiabá (MT) para meados de março. É prevista a formalização do acordo para o início imediato dos estudos técnicos.



