“Nós sabemos que o setor de mineração está programando investir no Brasil nos próximos cinco anos algo em torno de U$ 50 bilhões. São investimentos muito relevantes para o setor”, afirma Ilso Oliveira, presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
O tema será um dos destaques no 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que tem início nesta terça-feira (11) e vai até sexta-feira (14).
Com o nome “Plano de investimentos no setor de mineração e o foco na redução das emissões”, o painel vai apresentar o cenário do setor no Brasil, as prospecções futuras dos investimentos, além de delinear as perspectivas e ações focadas na redução das emissões de carbono entre as empresas do segmento.
O plano de investimento será apresentado pelo presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, que estará presente no painel detalhando as metas para os próximos quatro anos. Também participarão os presidentes das federações das indústrias dos estados onde está em execução grande parte dos projetos.
O evento também vai fomentar o debate de práticas mais sustentáveis para reduzir o impacto ambiental e social, e discutir estratégias para o crescimento pleno do setor de mineração no país.
“Estamos focando também no que tem sido feito para redução das emissões de carbono. É um painel que, além de mostrar muitas oportunidades, vai também nos trazer conhecimento”, explica Ilso.
PDICON
Ainda durante o ENIC, a CBIC, por meio da COIC, fará o lançamento do programa de Desenvolvimento da Indústria da Construção (PDICON), no dia 14 de abril, às 12h. A iniciativa é uma parceria com o SINDUSCON-MG e Fundação Dom Cabral (FDC).
O programa tem o objetivo de desenvolver a competitividade da indústria da construção, por meio da capacitação e qualificação dos profissionais do setor, com foco nas áreas de gestão, inovação, sustentabilidade, qualidade e produtividade, ampliando a visão sobre a governança e liderança, promovendo uma Rede Colaborativa da indústria da construção com troca de experiências e melhores práticas do setor.
“Vai ser um programa customizado para o setor, em termos de gestão, governança, de discussão sobre as questões de recursos humanos, também questões críticas e estratégicas para as empresas”, explica Carlos Eduardo Borges, diretor de projetos da Fundação Dom Cabral.
Para o presidente da COIC, a parceria entre a CBIC e Fundação Dom Cabral será fundamental para a divulgação do PDICON. “A ideia é que a gente leve, utilizando da capilaridade da CBIC e a expertise da Fundação Dom Cabral, esse programa a praticamente todos os estados da federação onde há empresas associadas da CBIC”, destacou Ilso Oliveira.
Este painel tem interface com o projeto “Sustentabilidade das Empresas de Obras Industriais e Corporativas” (COIC/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
O 96º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conta com a parceria da FEICON; o apoio do Sesi e do Senai; e tem o patrocínio do Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate e Ingevity.