Ousmane Dembélé viveu, nesta segunda-feira (22), o maior momento de sua carreira. O atacante francês do Paris Saint-Germain foi eleito o melhor jogador do mundo e venceu a Bola de Ouro 2025, em cerimônia realizada no tradicional Théâtre du Châtelet, em Paris. Aos 28 anos, o camisa 10 do PSG superou o jovem espanhol Lamine Yamal (Barcelona) e o compatriota Vitinha, também do clube francês, que completaram o pódio.
Com a conquista, Dembélé entrou para a seleta lista de jogadores franceses a erguer o troféu, recolocando o país no topo do futebol mundial. A última vez que a França havia celebrado um vencedor foi em 2022, com Karim Benzema, então estrela do Real Madrid. Antes deles, nomes como Raymond Kopa (1958), Michel Platini (1983, 1984 e 1985), Jean-Pierre Papin (1991) e Zinedine Zidane (1998) haviam gravado seus nomes na história da premiação.
Diante disso, surgiu a dúvida: quanto pesa a Bola de Ouro? O Sporting News responde.
O troféu não é totalmente feito de ouro maciço, mas é banhado pelo material. O Ballon D’Or contém cerca de 5 quilos de ouro de 18 quilates. O prêmio é constituído por duas placas de latão que são soldadas juntas em formato de bola de futebol e preenchidas com um material semelhante a cera, antes de serem banhadas em ouro.
A bola fica sobre um bloco de pirita, também conhecido como ouro de tolo devido à sua semelhança com o ouro, mas é muito menos valioso.
A bola e a base juntas medem até 31 centímetros de altura, com 23 centímetros de largura, além de pesar sete quilos.
Bola de Ouro: como é definido vencedor?
A revista France Football entrega a Bola de Ouro desde 1956, mas foi só a partir de 1994 que a premiação incluiu jogadores não europeus, e apenas de 2006 em diante que não há mais qualquer restrição.
A France Football apresenta uma lista com 30 finalistas e a submete a jornalistas de 100 países (dos melhores classificados no ranking da Fifa). Cada um entrega o seu top-5, e cada posição rende uma pontuação diferente para o atleta. O melhor colocado leva a Bola de Ouro.
A revista introduziu em 2018 novas premiações: a Bola de Ouro para a melhor jogadora, o Troféu Yashin para o melhor goleiro, e o Troféu Kopa para o melhor jovem. O Troféu Gerd Müller para o maior artilheiro na temporada foi lançado em 2022.