Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2023, 18h:36 - A | A

NOVO GOVERNO

Programa de Apoio à Mineração Artesanal é revogado

O ato teve avaliação positiva da imprensa nacional e de órgãos de proteção ao meio ambiente

Minera MT

Em um dos seus primeiros atos como presidente da República, em primeiro de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogou uma série de decretos publicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Entre as normas extintas durante o ato petista, apelidado pela imprensa brasileira como revogaço, estava o fim do Programa de Apoio à Mineração Artesanal e em Pequena Escala, criada por meio do Decreto nº 10.966, de 11 de fevereiro de 2022.

O ato teve avaliação positiva da imprensa nacional e de órgãos de proteção ao meio ambiente, que afirmavam que a medida configurava o compromisso do governo com os povos indígenas, que agora passaram a ter também um ministérios dedicado às suas causas.

Autor de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL 43/2022) que tentava sustar a norma, o senador goiano Jorge Kajuru (Podemos), comemorou a revogação, afirmando que a medida, editada em fevereiro do ano passado pelo governo Bolsonaro para estimular as melhores práticas no setor, acabou legalizando as explorações irregulares de garimpo, especialmente na região amazônica.

icon facebook icon instagram

(65) 3345-1469

PRAÇA BEM RONDON, 275

78.175-000 Poconé /MT

FomentasMiningCompany@gmail.com