Ao lado do combo de cachorro-quente e refrigerante por US$ 1,50 e dos pacotes de meia em promoção, a Cotsco, rede americana de supermercados, tem vendido barras de ouro desde outubro. Analistas afirmam que a gigante do varejo está vendendo até US$ 200 milhões em ouro e prata por mês, de acordo com uma análise do banco Wells Fargo.
Nos fóruns e tópicos do Reddit, rede social de notícias, clientes dão conselhos uns aos outros sobre como comprar as barras antes que se esgotem.
"Recebi ligações de pessoas que viram online que estávamos vendendo barras de ouro, mas quando as carregamos no site, elas geralmente desaparecem dentro de algumas horas", disse Richard Galanti, vice-presidente executivo e diretor financeiro da Costco, em uma teleconferência de resultados em setembro. A Costco só começou a vender barras de ouro em outubro, no mês seguinte.
Consumidores pagam cerca de US$ 2 mil por barras de ouro
A varejista agora está vendendo barras de 1 onça-troy (equivalente a cerca de 31 gramas) feitas de ouro 24 quilates. Mas as barras só podem ser compradas por membros da Costco - que pagam uma assinatura mensal para isso - e o preço varia com base nas taxas de mercado.
Até quinta-feira, as barras estavam esgotadas para consumidores membros on-line, mas o Wall Street Journal relatou que os compradores pagaram por cerca de US$ 2 mil por elas em dezembro.
Além do ouro, a varejista americana também tem vendido moedas de prata em suas lojas desde janeiro.
Ativo seguro em tempos de turbulência
A compra de ouro se torna comum em tempos de turbulência econômica. O metal atingiu uma série de recordes ao subir para US$ 2.350 por onça troy, cerca de US$ 300 desde o início de março.
Embora as perspectivas econômicas dos EUA tenham melhorado e a inflação tenha desacelerado, ela permanece mais alta do que as metas do Federal Reserve (Banco Central americano), disse Sadiq Adatia, diretor de investimentos da BMO Global Asset. E na quarta-feira, a inflação veio mais forte do que o esperado.
Investidores disseram estar perplexos com o rally. Preocupações geopolíticas também podem ser um fator no aumento do interesse pelo ouro, disse Adatia. Houve mais interesse pelo ouro desde que a moeda da Ucrânia entrou em colapso após a invasão da Rússia, disse ele.
Para aqueles que procuram comprar ouro pela primeira vez, o Costco oferece familiaridade e facilidade, disse Adatia. "Eles tornam conveniente", disse ele. "As pessoas podem ir fisicamente e pegar, ao contrário de abrir uma conta e comprar ações de ouro".
Rede de supermercado não lucra muito com a venda
Quanto o Costco está lucrando com isso? Provavelmente não muito. Dado seu preço e custos de envio, é provável um "negócio de lucro muito baixo, na melhor das hipóteses", escreveram analistas do Wells Fargo em uma nota aos clientes na terça-feira.
A empresa vendeu mais de US$ 100 milhões em ouro durante seu primeiro trimestre, ou o período de três meses encerrado em 30 de setembro do ano passado, disse Galanti em uma teleconferência de resultados em dezembro. No entanto, essas vendas provavelmente cresceram desde então e agora podem estar em US$ 100 milhões a US$ 200 milhões por mês, o que poderia aumentar suas receitas em 1%.
"A razão pela qual olhamos para isso é que está se tornando um contribuinte maior para as vendas deles", disse Edward Kelly, diretor administrativo de pesquisa de ações do Wells Fargo. "Não é que US$ 100 ou US$ 200 milhões por mês seja muito para o Costco, mas é um novo negócio e eles não tinham esse negócio no ano passado".
No período de três meses encerrado em 31 de dezembro, as vendas online do Costco cresceram 18% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionadas em parte pela demanda pelos metais preciosos, disse Galanti aos investidores em uma teleconferência de resultados em março.