O Ministério de Minas e Energia (MME) lançou o Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico e Levantamento de Recursos Minerais (PlanGEO), que tem como objetivo estabelecer diretrizes claras para o mapeamento geológico, além de realizar levantamentos de recursos minerais no país.
De acordo com informações do portal Gov.br, a proposta busca mapear áreas minerais do país e ampliar as informações geológicas.
Com o PlanGEO, será possível identificar os locais prioritários e elencar metas específicas para a produção. Desta forma, a expectativa é de contribuição para a competitividade do setor mineral, fornecendo detalhes para os investidores nacionais e internacionais, promovendo também a integração do Brasil com mercados estrangeiros por meio de parcerias estratégicas.
Outro fator que deve ser impulsionado com esse novo método é o desenvolvimento de pesquisas científicas, que tendem a gerar informações para políticas públicas que permitirá, de forma consciente, o uso de recursos minerais. O MME ressalta que o setor mineral é uma parcela importante para o cenário da economia brasileira.