A Fomentas Mining Company marcou presença na Expominério 2025, realizada nesta semana no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Com um estande próprio, o grupo — um dos patrocinadores oficiais da feira — apresentou parte do trabalho que desenvolve em Mato Grosso em prol do setor mineral, da sustentabilidade e de uma mineração cada vez mais responsável.
A abertura oficial contou com a participação de Vitor de Moura, diretor da Fomentas, que representou o CEO Valdinei de Souza. Em seu discurso, destacou a relevância da Expominério para o fortalecimento da cadeia mineral e ressaltou o grande potencial do Estado, que, segundo ele, pode inclusive superar o agronegócio em importância econômica.
Durante os três dias de evento, a equipe de Geologia da Fomentas expôs ao público uma seleção de rochas e minerais que ilustram o amplo trabalho de pesquisa multidisciplinar realizado pela empresa. A iniciativa permitiu aos visitantes conhecerem de perto materiais estudados nas frentes de atuação da companhia, reforçando seu compromisso com a ciência aplicada, a responsabilidade técnica e a inovação no setor.
Outro destaque foi a experiência imersiva em Realidade Virtual 360°, que encantou o público ao demonstrar, de forma inovadora, como a tecnologia está transformando a mineração. Com óculos de VR, os visitantes puderam explorar ambientes de mina, visualizar processos operacionais e compreender etapas de pesquisa e produção como se estivessem dentro da Mineração Santa Clara, localizada em Poconé.
O estande também apresentou trabalhos desenvolvidos em parceria com o Empório Bioarte, que transforma rejeitos minerários em peças artísticas. Vasos, chafarizes e até aquários feitos a partir de materiais reaproveitados estavam expostos, evidenciando o compromisso socioambiental da Fomentas e a união entre meio ambiente, criatividade e sustentabilidade.
No último dia da feira, a presença do CEO Valdinei de Souza atraiu visitantes e representantes do setor. Ele conversou com o público e realizou uma sessão de autógrafos do seu recém-lançado livro “Uma História de Ouro”, obra que reúne reflexões sobre a trajetória e os desafios da mineração no Brasil.
“É com muito orgulho que participo da terceira Expominério de Mato Grosso. Eventos como este são fundamentais para o Estado. Considero a mineração mato-grossense uma das principais do país e acredito que, em breve, será a maior. Estou muito feliz por ser o Embaixador da Expominério e parabenizo a todos pelo belíssimo evento”, destacou.
O estande da Fomentas também recebeu a visita de Jeferson Agostinelli, o Fala Tchê, influenciador digital reconhecido no setor mineral por sua trajetória marcante e pela história inspiradora sobre o início de sua jornada com máquinas e equipamentos.
Expominério
A edição 2025 da Expominério apresentou uma das programações mais completas do setor mineral no país. Os debates abordaram desde tendências geopolíticas e minerais críticos até desafios ambientais, novas tecnologias, relações comunitárias, políticas públicas e o futuro da mineração sustentável em Mato Grosso e no Brasil.



