Estão abertas as inscrições para a 3ª edição da Expominério, um dos principais eventos do setor mineral brasileiro, que será realizada de 26 a 28 de novembro de 2025, no Centro de Eventos Pantanal. A participação é gratuita, tanto para quem deseja acompanhar as palestras quanto para o público que pretende visitar a feira de exposição. Para participar, basta realizar as inscrições no site www.sympla.com.br/evento/expominerio-2025/3180904
Consolidada como um espaço de debate e negócios do setor, a Expominério reúne mineradoras globais, médias e pequenas empresas, cooperativas, consultorias, fornecedores de equipamentos, órgãos governamentais e especialistas. A programação inclui painéis sobre inovação, sustentabilidade, transição energética, tecnologias aplicadas à mineração, legislação ambiental e agregados minerais, além de debates sobre pesquisa mineral, e ainda uma programação especial sobre mineração sem mercúrio uma parceira da Expominério com o Instituto Escolhas.
Durante os três dias de evento, estão apresentações de cases de sucesso e rodadas de negócios, com foco na integração entre o setor produtivo e o ambiente acadêmico e uma palestra magna sobre minerais críticos e estratégicos. O objetivo do evento é discutir os desafios da mineração moderna e as oportunidades de desenvolvimento sustentável para o Brasil.
A Expominério 2025 tem patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Nexa Resources, Keystone, Brazdrill, Fomentas Mining Company, Federação das Cooperativas de Mineração do Estado de Mato Grosso (Fecomin), Rio Cabaçal Mineração, Salinas Gold Mineração, Aura Apoena.
Também há o apoio da Agência Nacional de Mineração (ANM), Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Instituto Escolhas, Agemat, Instituto Minere, Sindiminério, Singemat, Febrageo, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável e a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).



