Dolar R$ 5,20 Euro R$ 6,19

Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2026, 10h:37 - A | A

MUNDO

Coração de ouro de Henrique VIII é comprado por 4 milhões de euros

O valor será repartido entre a pessoa que o encontrou e o proprietário do terreno onde esteve enterrado

Sic Notícias

Um pingente de ouro em forma de coração, a única peça de joalharia que resta do casamento de mais de duas décadas de Henrique VIII, rei de Inglaterra, com Catarina de Aragão, foi encontrado por um detetor de metais em 2019, em Warwickshire. Agora, o Museu Britânico conseguiu adquirir a peça histórica.

Com 24 quilates, o coração de ouro é ornamentado com a palavra "tousiors" ("sempre", em francês antigo), as iniciais de Henrique e Catarina, uma árvore de romãs e uma rosa Tudor (um emblema tradicional dos brasões de Inglaterra), inscritas a vermelho.

Depois de estar perdido por centenas de anos, em 2019, a peça de joalheira foi encontrada num campo em Warwickshire, condado no centro de Inglaterra. Segundo as leis britânicas sobre tesouros, os museus de todo o país têm a oportunidade de adquirir achados históricos significativos antes de estes serem colocados à venda para todo o público.

Como tal, o Museu Britânico conseguiu angariar cerca de 3,5 milhões de libras (cerca de 4.024.370 milhões de euros) para evitar que a peça fosse comprada por um colecionador privado. Cerca de 45 mil pessoas ficaram fascinadas pela relíquia e doaram 436.867 euros (380 mil libras) para que o museu conseguisse segurar a peça.

Metade do preço de aquisição do pingente de ouro, para a qual o financiamento do National Heritage Memorial Fund e outros fundos também contribuíram, será dado à pessoa que detetou e encontrou a peça. A outra metade destina-se ao proprietário do terreno em Warwickshire, onde o pingente de ouro aguardava todos estes anos.

O amor de Henrique VIII e Catarina de Aragão

Com apenas três anos, Catarina de Aragão foi prometida a Artur Tudor, príncipe filho e sucessor de Henrique VII da Inglaterra. Em 1501, os dois casam oficialmente. Um ano depois, Artur, príncipe de Gales, morre e deixa viúva Catarina, que ainda tinha apenas 16 anos.

Os interesses do Estado encaminham, novamente, Catarina de Aragão para um casamento arranjado. Desta vez, com o novo herdeiro do trono e irmão mais novo do seu falecido marido, o príncipe Henrique, futuro Henrique VIII.

Como, à época, o direito canónico não permitia que um homem se casasse com a mulher de seu irmão, Catarina garantiu que o casamento com Artur não tinha sido consumado, dado a tenra idade dos dois. Assim sendo, em 1505, o Papa Júlio II autorizou o casamento com Henrique. Em 1509, Henrique sobe ao trono e torna-se Henrique VIII de Inglaterra.

No mesmo ano da sucessão, Catarina e Henrique, com 23 e 18 anos, respetivamente, casam na Catedral de Westminster.

Do casamento de 24 anos nasceram dois filhos, mas Maria Tudor, mais tarde Maria I de Inglaterra, foi a única que sobreviveu. Sem herdeiro bastardo, a sucessão do trono ocupou as preocupações do rei e levou-o, inclusive, a anular o casamento com Catarina de Aragão, em 1533.

facebook instagram

(65) 3345-1469

(65) 3345-1469

PRAÇA BEM RONDON, 275

78.175-000 Poconé /MT

FomentasMiningCompany@gmail.com