De acordo com a Jefferies, o cenário para ações de ouro em 2026 é o mais forte que tem visto em anos. Valorizações atrativas, balanços impecáveis e melhoria de caixa em todo o setor deixam a corretora otimista com as ações de ouro, mesmo mantendo uma visão neutra sobre o metal subjacente.
A maioria das forças que sustentaram o ouro ao longo de 2025 provavelmente persistirá no próximo ano, o que inclui desdolarização, preocupações com o panorama fiscal dos EUA, demanda de bancos centrais, entradas constantes em ETFs e compras vinculadas à Tether.
A Jefferies vê os preços do ouro se consolidando após uma forte alta, mas mesmo que o ouro não suba e permaneça elevado, isso proporcionaria um cenário favorável para as mineradoras.
A empresa disse que o setor entrou em 2025 com uma inflexão de fluxo de caixa livre há muito adiada, à medida que a alta do ouro superou os aumentos de custos. Espera-se outro ano de forte fluxo de caixa livre em 2026, com margens se mantendo enquanto a inflação de custos permanece contida e os preços mais baixos de energia oferecem uma compensação parcial para o aumento de mão de obra e consumíveis.
Nove das 12 mineradoras cobertas pela Jefferies agora mantêm posições líquidas de caixa.
Os analistas dizem que a atenção dos investidores provavelmente mudará para o crescimento se os preços do ouro permanecerem elevados, aumentando as chances de mais consolidação à medida que as empresas buscam implantar saldos de caixa crescentes. A disciplina da indústria pode enfraquecer quando isso acontecer.
A Jefferies nomeou a Barrick Mining como sua principal escolha entre as grandes empresas, apontando para o que descreveu como o maior rendimento de fluxo de caixa livre em 2026 e várias opções para desbloquear valor, incluindo movimentos de portfólio e recompras.
Disse que a Alamos Gold deve se beneficiar se as operações em Magino melhorarem, enquanto a Royal Gold poderia ser reavaliada à medida que fornece mais detalhes sobre o crescimento de royalties a médio prazo após seu acordo com a Sandstorm.
No cobre, a Jefferies disse que as avaliações se tornaram menos atrativas apesar de uma visão construtiva sobre os preços e nomeou a Hudbay como sua ideia preferida com base na qualidade dos ativos, exposição ao ouro e um rendimento estimado de fluxo de caixa livre de cerca de 18% no próximo ano.



