O cenário mineral de Mato Grosso e do Brasil se prepara para um novo capítulo de sua história a 1ª Expominério, um evento que visa colocar o Estado no mapa das principais discussões e inovações do setor. O encontro acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro de 2023, no auditório da Fatec Senai, em Cuiabá.
A proposta da Expominério é ser uma vitrine abrangente de tudo que envolve o universo mineral. O evento terá palestras, exposições e, o mais importante, oportunidades de networking. Especialistas, empresários, garimpeiros e todos aqueles interessados na riqueza mineral do Mato Grosso se reúnem para debater e descobrir novas possibilidades que o Estado tem a oferecer.
Uma mina de negócios
A Expominério não é apenas um evento informativo. Ela visa ser um propulsor de negócios. Salas para reuniões B2B estão disponíveis, possibilitando encontros entre CEOs de mineradoras, autoridades dos governos Federal e Estadual, tudo isso com o apoio valioso da Câmara de Comércio Brasil Canadá – CCBC.
No palco, destaque para as palestras que contarão com a presença de representantes dos governos Federal e Estadual, especialistas renomados do setor de mineração, entidades representativas e executivos influentes. Juntos, eles trarão uma visão atualizada sobre as tendências do setor, com um olhar especial para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa mineral e os cases de sucesso em Mato Grosso.
Mato Grosso é gigante na mineração
Os números não mentem. Em 2022, Mato Grosso produziu impressionantes R$ 6,8 bilhões em minerais, posicionando-se como o 6º maior produtor do país. E, para quem imagina que a variedade mineral do Estado se restringe a um ou dois elementos, a realidade surpreende: Ouro, calcário, manganês, água mineral, estanho, diamante, agregados de construção civil (como areia e brita) e zinco incluídos a rica paleta de minérios explorados na região.
Destaque para a produção de ouro e calcário, que juntos representam cerca de 80% da produção mato-grossense. Além disso, o Estado contribuiu com R$ 109,2 milhões através da taxa de Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).
A 1ª Expominério chega para consolidar Mato Grosso como um dos pilares da mineração brasileira, mostrando que o futuro desse setor passa, naturalmente, pelo coração do Brasil.
Para participar do evento basta se inscrever pelo site: expominerio.com.br, o valor da inscrição será 1kg de alimento não perecível, toda a arrecadação será destina a entidades filantrópicas do Estado.
Patrocínios
São patrocinadores do evento, a Federação das Cooperativas de Mineração do Estado de Mato Grosso (Fecomin), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), mineração Aura Apoena, plataforma de rastreabilidade Mineral Net, Fomentas Mining Company, Cooperativa de Desenvolvimento Mineral de Poconé (CooperPoconé) e Açofer.
Apoios
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Câmara Setorial Temática da Mineração (CST), Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Instituto Somos do Minério e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).